Brasil

Câmara debate políticas de prevenção ao suicídio nesta quarta-feira

A Câmara Municipal de Dourados realiza nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, uma audiência para debater de políticas públicas municipais voltadas à prevenção ao suicídio. A audiência ‘Escolha continuar! Não dê um ponto final na sua vida!’, proposta pelo vereador Juscelino Cabral (DEM), faz parte das ações da campanha Setembro Amarelo.

“É um assunto que de certo modo ainda é um tabu e vidas estão se perdendo. Precisamos de políticas públicas voltadas para esse tema. Isso eu vejo como de extrema importância. Tivemos nos últimos anos em nosso município vários óbitos em decorrência desse problema. Vamos trazer a sociedade para discutir isso junto com profissionais para propor políticas públicas que nos levem a enfrentar e que o município se prepare para poder agir nesse sentido”, destacou o vereador.

A campanha Setembro Amarelo começou em 2014, por meio da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina). O mês de ações acontece no âmbito nacional, com o objetivo de conscientização sobre o suicídio e foi escolhido porque no dia 10 a OMS (Organização Mundial da Saúde) comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Conforme levantamento de dados da ABP, anualmente o Brasil registra em média 13 mil suicídios, sendo 96,8% relacionados a transtornos mentais como a depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Na semana passada, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) alertou em carta pública publicada em seu site oficial sobre o risco de agravamento de quadros de saúde mental em decorrência da pandemia de coronavírus, que já dura um ano e seis meses.

A agência destacou o afastamento de muitos pacientes da saúde mental de consultórios e tratamentos, ainda com a possibilidade de atendimento online.

Comentários