Brasil

Bibliotecas da UFGD agora estão equipadas com lupas eletrônicas

O equipamento, além de ampliar textos, possui ajustes como o de contraste e de iluminação - Crédito: Divulgação O equipamento, além de ampliar textos, possui ajustes como o de contraste e de iluminação - Crédito: Divulgação

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) continua promovendo práticas que visam inclusão e melhor atendimento das pessoas com deficiência. Uma dessas ações é a parceria entre a Coordenadoria de Serviços de Biblioteca (CSB) e o Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade (NUMIAC) que atinge diretamente as pessoas com baixa visão.

No último mês, o NUMIAC destinou duas lupas eletrônicas à CSB, que foram disponibilizadas nas bibliotecas Central e da FADIR. O equipamento, além de ampliar textos, possui ajustes como o de contraste e de iluminação, o que permite a visualização das palavras com mais conforto. Também é possível gravar o que passa pela lupa em um cartão de memória. Para utilizar as lupas nas bibliotecas, basta solicitar nos balcões de atendimento. É importante ressaltar que no NUMIAC ainda estão disponíveis mais 5 lupas eletrônicas, que podem ser utilizadas no local.

O coordenador da CSB, Anderson Avila Piassarollo, revela que o trabalho que tem sido feito é para tornar os ambientes mais acessíveis. “Estamos com uma proposta de tornar nossas bibliotecas mais humanizadas e acreditamos que ações como esta são importantes para o acolhimento e inclusão de pessoas com deficiência nas bibliotecas da UFGD”. Ele ainda explica que as equipes das bibliotecas têm uma roda de conversa agendada com o NUMIAC, no próximo mês, para esclarecer as principais dúvidas dos servidores, com ênfase no atendimento das pessoas com deficiência.

A responsável pelo NUMIAC, Adriana Pereira da Silva Santos, explica que o número de estudantes com deficiência tem sido expressivo na educação superior e reforça a importância do trabalho em equipe. “A UFGD tem se dedicado mais à questão da acessibilidade. Passamos por um período difícil, de corte de verbas, de bolsas e de aquisição de materiais. Porém, com a nova gestão, estamos voltando o olhar para a inclusão. É passo a passo, todos os dias. Esse processo de inclusão nós do NUMIAC não fazemos sozinhos. Temos faculdades integradas e setores em comunicação para que possamos atender, da melhor maneira possível, o público-alvo da educação especial e as pessoas que precisam de acessibilidade.

NÃO PARA POR AÍ

Outra novidade que a Coordenadoria de Serviços de Biblioteca traz é uma parceria com a Editora da UFGD para instalação do programa Bookworm nos computadores da sala de informática da Biblioteca Central. A ferramenta transforma livros virtuais e arquivos PDF em áudio para que pessoas com deficiência visual ou baixa visão possam ouvir esses documentos. Quase todos os livros da Editora da UFGD já são disponibilizados pelo Bookworm. Quer saber mais sobre isso? Clique AQUI.

SOBRE O NUMIAC

Embora tenha sido abordado o enfoque na deficiência visual ou baixa visão, o Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade da UFGD é um órgão que oferece acolhimento, suporte, orientação acadêmica e profissional a todos os estudantes universitários com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, ou seja, todas as pessoas que se enquadram na Educação Especial. O NUMIAC está localizado no Centro de Convivência da UFGD, na Unidade 2. Mais informações: [email protected] ou (67) 3410-2920 ou, ainda, pela página: https://portal.ufgd.edu.br/setor/numiac/index.

Comentários