Em Corumbá, tradicional Banho de São João está de volta com 4 dias de festa
Começa hoje e segue até o dia 26 de junho, domingo, o tradicional Arraial do Banho de São João, em Corumbá, a 426 quilômetros de Campo Grande. Hoje tem a descida dos andores, shows e atrações culturais.
A cidade já está colorida para o primeiro dia de festa. O Porto Geral de Corumbá já foi decorado com bandeirolas e a estrutura da festa já está montada.
São mais de 80 barracas que vão oferecer comidas e bebidas típicas durante o evento. O palco principal foi montado na Ferradura do Porto e vai receber artistas sul-mato-grossenses e nacionais. Hoje a festa começa com a dupla Rick e Renner, principal atração da noite.
Programação - Hoje (23) tem missa em louvor a São João às 20h na Oficina de Dança. A elevação do Mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri, na orla do Porto Geral, terá início às 23h30.
No palco do Porto Geral, a dupla Gabriel e Raphael abre a programação de shows, em seguida, é a vez de Júlia Castedo e Banda, Marcelo e Renato se apresentam logo depois. O show de Rick e Renner fecha a noite.
A descida dos festeiros e dos andores com a imagem de São João para o banho do santo no rio Paraguai, acontece durante toda a noite.
Na sexta-feira (24), haverá apresentação de quadrilhas juninas, show de Ize, apresentação de Jaison Sudário e Gurizada Baileira. Depois tem show de João Paulo e Dudu (com participação especial de Marinho e Rafael) no palco principal.
No dia 25, sábado, o concurso de quadrilhas começa às 18h. A noite ainda terá apresentação de Ronny Alejandro, Tiel e Renan, D’Os Garotos e show de Cristiano Garcia.
No domingo, dia 26, sobem ao palco Laryssa Alencar e Banda, Leandro e Galeano (com participação especial de Bernardo Paredes) e show nacional do conjunto Forróçacana.
Patrimônio Cultural do Brasil - Este será o primeiro Arraial após o registro do Banho de São João como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O resultado deste processo foi divulgado no dia 19 de maio de 2021 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O registro tem duração de 10 anos e nesse período, a celebração vai ser observada para a revalidação.
O título reconhece a importância de uma das maiores festas populares de Mato Grosso do Sul, famosa pelo levantamento do Mastro de São João, roda de Cururu e Siriri, alvoradas, procissões, cortejos, novenas e, claro, pelo banho do santo no Rio Paraguai. A comemoração que surgiu nos quintais das famílias da região tem o peso do sincretismo, por reunir Catolicismo e religiões afro-brasileiras, como Umbanda e Candomblé.
A festa, que tem o ápice no dia 23 de junho, remete ao batismo de Jesus feito por João Batista nas águas do Rio Jordão. Antes, as famílias rezam o terço, depois descem a Ladeira Cunha e Cruz que dá acesso ao rio e no caminho muitos aproveitam para passar por baixo dos andores enfeitados com flores, para garantir o casamento no ano seguinte.
Para ver a programação completa clique aqui.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Comentários