A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Itaporã, deflagrou nesta segunda-feira (26/2), a operação “Expurgo”, em combate a crimes de homicídio. Na ocasião, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, e três mandados de prisão.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, na casa de um dos autores, com auxílio de cão farejador, foram apreendidos 300g de cocaína e uma pistola Taurus 9mm, com sete munições, o que gerou também a prisão do indivíduo em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Foram presos em função de prisão temporária: C.R.R.S., 19 anos, L.S.O., de 29 anos e J.P.S.S., 26 anos, sendo que a droga e a arma foram localizadas na casa do último citado.
A operação contou com o apoio da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Dourados, 2ªDP de Dourados e DP de Maracaju.
A ação se deu em razão de investigação de duas tentativas de homicídios ocorridas no dia 17 de fevereiro, em Itaporã, por disputa entre facções rivais. Segundo apurado, por volta das 19h20 daquela data, C.R.R.S. tentou matar a tiros M.S.L., de 24 anos, que seria de uma facção rival. A vítima levou um tiro na perna e permanece viva.
Em retaliação a este primeiro crime, L.S.O. e J.P.S.S. que são da mesma organização criminosa que a vítima, tentaram matar J.H.T.S., de 26 anos, pertencente a mesma facção do autor C.R.R.S., da primeira tentativa, no entanto, esta segunda vítima não foi atingida pelos disparos.
Os dois crimes foram registrados como homicídio qualificado pela traição, de emboscada ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido, na forma tentada.
O nome da operação se refere à limpeza que a Polícia Civil está fazendo na cidade de Itaporã, ao levar os criminosos à prisão.
Comentários